Bombe!ros est!mam que cerca de 40 pess0as estejam ainda s0terrados no litoral de SP...ver mais
22/02/2023

Bombeiros estimam que cerca de 40 pessoas estejam ainda soterrados no litoral de SP

De acordo com informações dos bombeiros, os deslizamentos de terra decorrentes das tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde o último sábado (18/2), deixaram cerca de 40 pessoas soterradas até o momento. A cidade foi a mais atingida pelas fortes chuvas, contabilizando um total de 35 mortes até agora. Uma criança de 7 anos também morreu em Ubatuba em decorrência do temporal.

Devido aos estragos causados pelas fortes chuvas em várias cidades do litoral paulista, o governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública em seis municípios: Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, que foram os mais afetados pelas tempestades. A medida visa garantir recursos financeiros para ações de socorro, assistência e restabelecimento da normalidade nas regiões afetadas.

De acordo com a última atualização da Defesa Civil, São Sebastião registrou 35 mortes (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy), além de uma morte em Ubatuba. Até as 8h50 desta segunda-feira (20/2), cerca de 970 pessoas estavam desalojadas e 747 desabrigadas.

A capitã Michele César, subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros, informou ao Metrópoles que a maior parte da costa sul do litoral de São Sebastião foi afetada por deslizamentos de terra.

“Estamos trabalhando em vários bairros aqui do município. [Estimamos] cerca de 40 desaparecidos, mas este número ainda pode variar. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está trabalhando na busca de sobreviventes”, frisou.

Três áreas com grandes possibilidades de soterramento – Costa do Sahy, Maresias e Praia da Baleia – estão sendo alvo de operações de resgate pelos bombeiros.

Até o momento, a equipe de bombeiros tem certeza de que há vítimas soterradas somente na Costa do Sahy, enquanto nas outras duas regiões – Maresias e Praia da Baleia – ainda estão em busca. A porta-voz dos bombeiros explicou que a corporação ainda está contabilizando o total de pontos de deslizamento ocorridos em São Sebastião, e que está fazendo sobrevoos para identificá-los, já que o acesso aos pontos mais críticos ainda só pode ser feito por via aérea.

Até o momento em que esta reportagem foi publicada, a Rodovia Doutor Manoel Hyppólito Rego (SP-055) estava completamente fechada no km 174 devido a um deslizamento de terra, bem como nos kms 136 a 142, devido a deslizamentos de terra e árvores caídas. Além disso, a mesma rodovia permaneceu parcialmente interditada nos kms 61, 66, 84, 95, 96, 116, 164, 188 e 237 devido a quedas de árvores, erosão, deslizamentos de terra e enchentes.

Presidente Lula vai ao litoral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem previsão de desembarque em São Sebastião (SP) nesta segunda-feira (20/2). Segundo o chefe do Executivo federal, a visita tem como objetivo acompanhar os esforços de enfrentamento da tragédia na cidade. Acompanhado de ministros, como Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula chegará a São José dos Campos (SP) por volta das 10h e sobrevoará o litoral paulista.

Gabi Martins dá zoom no decote e chama atenção: ‘Perfeição’
03/03/2024
Sabrina Sato posa agarradinha a Nicolas Prattes em viagem
03/03/2024
De regata, Cauã Reymond aparece suado em foto e coleciona elogios
03/03/2024
Ator da Globo é acusado de espancar idoso em restaurante do Rio
03/03/2024
Batata doce no Caramelo: Receita fácil de fazer e super deliciosa
03/03/2024
Pelotinho de chocolate, esse doce foi o maior sucesso na páscoa passada, vou fazer nessa novamente!
03/03/2024
Bolo Mole de Liquidificador
03/03/2024
Pelotinho de chocolate, esse doce foi o maior sucesso na páscoa passada, vou fazer nessa novamente
03/03/2024
‘BBB 24’: Após flerte, esposa de Lucas joga fotos no lixo e sugere fim do casamento
03/03/2024
O doce baratinho que supera QUALQUER ovo de Páscoa, todo ano eu faço no Domingo de Páscoa pra família inteira e eles amam demais
03/03/2024