O servente de pedreiro Adriano Pimenta, pai de Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, de 15 anos, que da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), desabafou sobre a dor da morte da filha.
"Meu coração está arrebentado. Era a minha vida".
Kimberly foi uma das duas vítimas do acidente que aconteceu no final da manhã de quinta-feira (9) em , no norte do Paraná. Ela tinha dificuldade de aprendizagem, segundo a família, e por isso frequentava a Apae.
A outra morte foi da prima dela, Maria Vitória Gomes Ferreira, de 11 anos. Elas foram arremessadas para fora do veículo após a colisão.
Uma câmera de segurança mostrou o momento em que o trem acertou em cheio a lateral do ônibus escolar da Apae. Alunos são ejetados pela janela com a força da batida. Conforme o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 29 pessoas, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista.
Adriano contou que a filha amava ir para escola estudar e encontrar com os amigos. "Ela não gostava de faltar".
O pai contou que ficou sabendo do acidente no momento que estava indo trabalhar. Adriano presenciou a cena de desespero dos alunos gritando por socorro e imaginou que poderia ser o ônibus onde a filha dele estava. Ao se aproximar do local, viu a menina caída.
De acordo com o pai de Kimberly, a adolescente completou 15 anos há cerca de 15 dias. Ele relembrou que horas antes do acidente ela projetou o próprio futuro.
"Hoje mesmo ela falou pra mim cedo: pai, imagina eu com 17 anos. Ela deu uma risadona gostosa, tadinha", falou.
A prima de Kimberly, Maria Vitória, há cerca de uma semana, completou 11 anos, e comemorou junto com a prima. Elas eram inseparáveis, segundo a família.
Uma câmera de segurança mostrou o momento em que o .
As imagens mostram o ônibus avançando na linha férrea. Ao lado direito, há uma placa preta sinalizando aos motoristas que cruzam o trecho: "Pare, olhe e escute".
Do outro lado da rua, o motorista de um carro branco freia para o trem passar. Segundo o Corpo de Bombeiros, alguns passageiros, entre eles as meninas que morreram, foram arremessados das janelas do ônibus.
Segundo os bombeiros, o ônibus foi arrastado cerca de 30 metros do local após a batida.
O motorista do ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) prestou depoimento logo após o acidente.
Segundo o delegado Carlos Diego Paravidino, Ele foi ouvido acompanhado de um advogado e liberado pela polícia.
O g1 não conseguiu localizar a defesa do motorista até a publicação desta reportagem.
Em nota, a Rumo Logística, concessionária responsável pela linha férrea, esclareceu que "o maquinista do trem acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pelo veículo".
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se manifestou diante da tragédia.
"Diante desse momento de profunda tristeza e dor, a Apae Brasil, em nome de todo o movimento apaeano, manifesta a sua total solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas e das pessoas envolvidas, e aguarda que as autoridades apurem as causas do grave e fatal acidente".
O velório das duas vítimas ocorre nesta sexta-feira (10) no Auditório Municipal de Jandaia do Sul. O enterro está previsto para as 17h no Cemitério Municipal.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel (Samu), as outras vítimas que estavam no ônibus foram levadas para vários hospitais da região.
Vitimas foram encaminhadas para os seguintes hospitais:
1 Hospital Metropolitano 1 Santa Casa 1 Bom Samaritano Maringá2 HONPAR de 1 Hospital Universitário de 6 Pronto Atendimento Municipal de Jandaia do Sul5 Hospital da Providência 4 Santa Casa de Arapongas4 Hospital de 2 Hospital Nossa Senhora de Fátima de Jandaia do SulConforme última atualização, as vítimas internadas no Hospital Providência, em Apucarana há três crianças internadas na ala materna infantil e cinco adultos internados na UTI.
Conforme o hospital, quatro feridos têm menos de 12 anos e os demais são adultos.
Os outros hospitais não divulgaram o estado de saúde dos demais pacientes até a publicação desta reportagem.
O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo acidente, que aconteceu na zona urbana de Jandaia do Sul.
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日