Hoje, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou o encerramento de uma investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava sendo investigado por associar falsamente a vacina COVID-19 ao HIV.
A vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, assinou o documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes. Durante a mesma transmissão, Bolsonaro fez uma afirmação sem provas de que a maioria das vítimas da gripe espanhola morreu de pneumonia bacteriana causada pelo uso de máscaras.
O inquérito também investigou o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que teve sua nomeação suspensa e não pôde assumir o comando do 1º Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia (GO) no mês passado.
A posição da PGR vai contra o relatório da Polícia Federal, que em dezembro de 2021 concluiu a investigação afirmando que Bolsonaro divulgou informações falsas e incitou o crime e contravenção ao provocar alarme ao anunciar um perigo inexistente. No documento, Lindôra afirmou que os fatos investigados não apresentam elementos mínimos para justificar uma denúncia contra o ex-presidente.
代表者: 土屋千冬
郵便番号:114-0001
住所:東京都北区東十条3丁目16番4号
資本金:2,000,000円
設立日:2023年03月07日