Mais de 60% das mulheres que fizeram aborto foram pressionadas, revela estudo
08/02/2023

Um estudo realizado pelo Instituto Charlotte Lozier — uma organização pró-vida — revelou que mais de 60% das mulheres que fizeram aborto viveram situações em que foram  pressionadas a fazê-lo. 

O estudo que foi publicado pela revista médica Cureus e que faz parte de uma série com o título "Estudos sobre aborto indesejado" mostra ainda que esse mesmo grupo de mulheres relatou altos níveis de problemas de saúde mental e que enfrentaram problemas de qualidade de vida após o aborto, de acordo com o The Daily Signal.

"Pesquisamos mulheres entre 41 e 45 anos de idade, então elas tiveram a maior parte de sua vida reprodutiva, e perguntamos sobre suas experiências com gravidez e aborto", explicou David Reardon, PhD e pesquisador associado do instituito.

"Dessas mulheres, tivemos 226 que relataram um histórico de aborto", disse David que é o autor principal deste novo estudo. 

'Sentimentos negativos após o aborto'

"Mais de 60% das mulheres relataram que se sentiram muito pressionadas a abortar pelo parceiro, familiares, outras pessoas e até circunstâncias", explicou o pesquisador. 

"E esse sentimento de pressão para fazer o aborto foi fortemente correlacionado com sentimentos mais negativos após o aborto, além dos problemas de saúde mental que foram atribuídos justamente por ter tomado essa decisão", ele continuou. 

Ele conta que as mulheres que admitiram ter sido pressionadas a fazer um aborto também disseram que experimentaram níveis significativos de emoções negativas relacionadas ao aborto.

"Elas tiveram pensamentos intrusivos, incluindo  flashbacks de seu aborto, sentimentos frequentes de perda, pesar e tristeza, além do aumento dos níveis de estresse respondendo a perguntas sobre o aborto", destacou.

'Nenhuma mulher deve se sentir pressionada'

As  clínicas de aborto não podem alegar ser pró-mulher e, ao mesmo tempo, permitir que a maioria de suas clientes seja pressionada a fazer abortos indesejados", disse David. 

"Em um país dilacerado pelo debate político sobre o aborto, certamente essas descobertas ressaltam um ponto sobre o qual todos devemos concordar", acrescentou.

"Nenhuma mulher deve se sentir pressionada a aceitar um aborto indesejado. Claramente, as clínicas de aborto precisam fornecer melhor triagem e aconselhamento pré-aborto para evitar abortos inseguros e indesejados", disse ainda. 

Sobre o estudo

O estudo foi realizado usando ferramentas de pesquisa on-line com 1.000 mulheres entre 41 e 45 anos, com uma taxa de conclusão de 96%.

O Instituto Lozier observou que as mulheres que disseram ter feito um aborto tiveram quatro vezes mais chances de desistir da pesquisa, uma vez que tiveram que responder a mais perguntas sobre sua experiência com o aborto.

As mulheres que disseram nunca ter feito um aborto tiveram que responder a mais perguntas sobre suas  experiências de gravidez.

"Mesmo com nossa alta taxa de participação, as mulheres com histórico de aborto relataram níveis mais altos de estresse ao concluir a pesquisa do que as outras mulheres", disse o pesquisador. 

"Esse deve ser, provavelmente, o motivo pelo qual elas desistiram antes de concluir a pesquisa. É por isso que as pesquisas sobre o aborto sempre subestimam os resultados negativos. São precisamente as mulheres que sentem as emoções mais negativas que provavelmente não querem falar sobre isso", ele concluiu. 

Ana Maria Braga diz que ficou assustada com mudança de comportamento de Davi
23/04/2024
O Elixir do Coração: Um remédio natural para limpar as artérias e melhorar a circulação
23/04/2024
Morte de José Venâncio não surte efeito e ‘Renascer’ passa longe de recorde de audiência
23/04/2024
Edu Guedes revela se possui fortuna avaliada em meio bilhão de reais: “Trabalho muito”
23/04/2024
MC Daniel vira alvo da Justiça em meio à polêmica com fã envolvendo dinheiro
23/04/2024
Gabi Martins revela desejo de ser mãe: ‘Deus vai mandar pra mim’
23/04/2024
Thiago Capixaba: Da Paixão pelo Futebol ao Sucesso nas Redes Sociais
23/04/2024
Internautas aprovam Rachel Sheherazade no comando de A Grande Conquista 2
23/04/2024
Christiane Torloni foi enganada pela Globo para protagonizar ‘A Viagem’
23/04/2024
"Cristina Ferreira está a levar o Instagram para dentro do ‘Dois às 10’, é uma coisa que me faz muita confusão"
23/04/2024