Bebê prematura supera expectativas médicas e vence complicações de meningite
09/03/2023

A pequena Manoela Santos Araújo, 2 anos, mostrou que é uma menina forte e determinada desde o momento que veio ao mundo. A bebê nasceu prematura, teve meningite ainda pequenina, mas superou todas as expectativas médicas e venceu a doença.

Para a mãe, a dona de casa Lorena Silva dos Santos, a "Manu" é um verdadeiro milagre. Ela conta que a garotinha, mesmo com tantas limitações e a rotina intensa de cuidados e medicamentos, não tira o sorriso do rosto. É simpatia pura.

"Manu chegou no momento em que meu pai estava doente e eu cuidava dele. Foram meses de muita luta entre idas e vindas da maternidade. Ela é um anjo que Deus me deu", contou Lorena em entrevista ao Só Notícia Boa.

Manu nasceu prematura, com apenas 30 semanas, em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde a família vive. Por indicação médica, a bebê foi entubada logo após o parto, para recuperar peso e saúde, já que estava muito fraquinha.

As expectativas médicas para bebês que vêm ao mundo prematuramente são baixas, já que existem complicações que podem ser adquiridas durante o parto e com a exposição. Mesmo assim, Manu nunca desistiu e lutou bastante pela vida dela.

As complicações da Meningite

Com a saúde fragilizada, quatro dias após o nascimento, a bebê teve meningite neonatal e hemorragia intracraniana. Manu precisou ficar meses na UTI e, mais uma vez, lutou muito pela vida.

A meningite, que é causada por bactérias, é um risco à vida em qualquer idade, mas é especialmente preocupante em recém-nascidos. A doença, quando atinge esses bebês – prematuros ou não -, resulta de uma infecção no sangue, o que reduz muito a expectativa de vida deles.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apesar dos progressos no tratamento da bactéria, a taxa de mortalidade associada a meningite neonatal é de aproximadamente 10%. Entre os sobreviventes, 20-50% podem vir a ter sequelas, como surdez e alterações do desenvolvimento psicomotor.

No caso da Manu, ela ficou com Paralisia Cerebral Diplegia Espástica, que afeta as duas pernas, em vez de todo o corpo. Esse tipo de paralisia atinge de uma em cada cinco crianças e é conhecida como Doença de Little.

Cachorro triste e assustado que teve suas orelhas arrancadas só quer abraçar e encontrar um lar para sempre
08/12/2023
Receita de Pizza de Sardinha
08/12/2023
Cachorro triste e assustado que teve suas orelhas arrancadas só quer abraçar e encontrar um lar para sempre
08/12/2023
Receita de Pizza de Sardinha
08/12/2023
Cláudia Vieira mostra-se ao colo do pai: “Nada como termos os nossos por perto e saber que estão bem”
08/12/2023
Ana Castela responde sobre sua sexu@lidade após término com Gustavo Mioto: "É ou não é?"
08/12/2023
Dizem que ele não tem dinheiro, mas presente de ouro que Ronaldinho recebeu, poucos no mundo têm; assista
08/12/2023
Karol Conká e Carlinhos Brown se encontram com Fátima Bernardes
08/12/2023
Megan Fox e Machine Gun Kelly não superaram problemas
08/12/2023
Ana Castela e Gustavo Mioto reatam namoro: "O marketing voltou...Ver mais
08/12/2023