Jovens deb0cham de estudante de 40 anos e vão parar na...ver mais
13/03/2023

Vídeo de universitárias de SP debochando de colega por ter '40 anos' viraliza e gera indignação

Estudantes de Bauru (SP) chegaram a dizer que mulher deveria 'estar aposentada'. Universidade afirmou que medidas serão tomadas em relação às alunas envolvidas, que se dizem arrependidas.

Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de  debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter "40 anos". A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos este mês, está no primeiro ano de biomedicina.

Uma publicação feita na sexta-feira (10) no Twitter já soma mais de três milhões de visualizações. Na postagem, uma das universitárias aparece gravando um vídeo para uma rede social enquanto conversa com as outras duas.

No vídeo, ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde:  “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz:  “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

De acordo com a assessoria da universidade Unisagrado, as três mulheres são maiores de idade e também alunas de biomedicina. Ao , uma delas disse que  as três estão arrependidas do que falaram e que o vídeo foi uma "brincadeira de mau gosto".

Ela contou que as imagens foram postadas inicialmente no "close friends" do Instagram (recurso que permite que o usuário selecione seguidores específicos), mas acabou saindo da roda de amigos e viralizou.

"Nunca foi na intenção de dizer que pessoas de mais idade não podem adquirir uma graduação, pois não tenho esse pensamento. Foi uma fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que não imaginávamos", disse uma das estudantes.

O  também conversou com a vítima do caso, que cursa o primeiro ano da faculdade, mas ela preferiu não dar entrevista para se preservar.

Sobrinha se manifestou

O vídeo das estudantes foi compartilhado por várias pessoas nas redes sociais, inclusive pela sobrinha da vítima. Em uma publicação na rede social, .

“Minha tia, de 40 anos, sempre batalhou trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela”, escreveu.

“Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma”, disse.

Na mesma publicação, a sobrinha pede por um posicionamento da universidade. “Que tipo de tratativa vocês vão dar para essas alunas de vocês? Que tipo de profissional essas meninas vão ser? Fico indignada”, questionou.

O que diz a universidade

A universidade publicou uma nota na rede social horas depois, mas sem fazer menção direta ao caso.

No comunicado, afirma que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que “todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia”.

A publicação também diz que “as oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida. Sabemos, por exemplo, que os pais, muitas vezes, abrem mão da sua formação para oferecer as melhores oportunidades para seus filhos e, somente depois, optam por se profissionalizarem”.

Nos comentários da publicação, várias pessoas cobraram medidas por parte da instituição. "Não vai ter uma retratação das queridas? Uma ação disciplinar? Por acho que só um posicionamento não haverá mudanças!!!", disse uma mulher.

"Queremos uma ação disciplinar para que fiquem TODOS cientes que esse tipo de atitude é totalmente descabível e não venha se repetir nunca mais", comentou outra.

Ao, a assessoria da universidade disse que está tomando medidas em relação às universitárias envolvidas no caso. "Mas por respeito a todos os envolvidos estamos trabalhando no âmbito institucional e não divulgaremos", disse.

De acordo com uma das jovens que aparece no vídeo, a faculdade orientou as estudantes e "deu a oportunidade de recomeçar e amadurecer, mudar nossos pensamentos e perceber que comentários assim, sendo brincadeira ou não, são levados muito a sério".

Preconceito com idade

. Essa repulsa pode resultar, inclusive, em violência verbal, física ou psicológica.

No dia a dia, o etarismo pode se manifestar de diferentes maneiras: como piadas, infantilização ou atitudes que geram exclusão da vítima. No meio profissional, esse preconceito também se mostra em postagens de candidaturas de vagas de emprego com limite de idade ou em frases como "você está velho para isso".

As denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas de maneira anônima pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100.

Briga de família, irmã de Mc loma e Mirela briga feio
13/05/2023
Ex-noivo de Marília Mendonça homenageia a cantora em seu casamento e web detona: ‘Sem noção’
12/05/2023
Longe da TV, musa deixou vida de luxo para trás: “Faço tudo sozinha até lavar minh...ver mais
11/05/2023
Luan Santana em Show busca atendimento médico após cheirar..Ver mais
11/05/2023
Shakes emagrecedores: por qual preço pagar?
11/05/2023
Key Alves expõe que já ficou com o ator José Loreto e chegou a pedir comida na rua aos 14 anos
11/05/2023
Wanessa Camargo gera choque ao expor real valor que ganhou da partilha com o ex: "Me vi em uma situação
11/05/2023
Em velório de Rita Lee: Luciano Huck e outros famosos DESRESPEITAM a vontade da cantora ao fazer... Ver mais
11/05/2023
Influencer Hasbulla é preso por violação de trânsito na Rússia
10/05/2023
Homem invade orfanato faz várias crianças vítimas e tira a v1d4 de sua...ver mais
10/05/2023
Quantas Contas Digitais Eu Posso Ter Para Mim?
10/05/2023
Celso Portiolli em tratamento posta com rosto inchado em selfie, ch0ca o público e relata: Estou há 3 dias p...ver mais
10/05/2023
Susana Vieira entrega que curtia noitada ao lado de galã 40 anos mais novo que ela: ´Ficávamos eu, Bruninho’
10/05/2023
Maíra Cardi dá detalhes do casório com Primo Rico e revela local da cerimônia: ‘Nunca teve casamento lá’
10/05/2023
RITA LEE M()RRE: Saiba a CAUSA DA MORTE da cantora Rita LEE deixa Brasileiros em choq...ver mais
09/05/2023
Urgente: Rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos.
09/05/2023
Ximbinha curte praia com a mulher, pivô da sua separação com Joelma e diz: ela era a melhor...ver mais
09/05/2023
Casal 4panh4m em loja do Carrefour, e empresa divulga o...ver mais
08/05/2023
Coveiro vê cimento fresco em cemitéri0 e descobre que lá dentro tinha uma mulher viv...ver mais
08/05/2023
Carla Perez pega todos de surpresa ao fazer chá revelação em cima do trio e Xandy anuncia o sex0 do bê...ver mais
08/05/2023