Mãe e filha dão à luz no intervalo de menos de 6 horas no Hospital Abelardo Santos
07/03/2023

Uma história, que parece enredo de novela, encheu de amor a segunda maior maternidade do Pará, no início desta semana, em Belém. É que no intervalo de menos de 6h, mãe e filha deram à luz no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, neste domingo (5).

Moradoras do bairro da Maracacuera, em Outeiro, elas contaram que não planejaram a gravidez simultânea. Mas que a feliz coincidência da vida, foi implacável e sentiram as contrações quase ao mesmo tempo até terem os filhos de parto normal.

A descontração de Roberta Heluani, de 22 anos, ao lado da mãe, Silvana Rocha, de 38 anos, pouco antes de as duas darem à luz

A tia é a mais velha da pequena dupla. Filha da diarista Silvana Modesto Rocha, de 38 anos, a Vitória nasceu às 23h08, deste domingo (5), com 50 centímetros e pesando 3.830 quilos. Já o sobrinho, filho da dona de casa Roberta Heluani Modesto da Rocha, de 22, Rychard Heitor, veio ao mundo às 04h45 deste segunda-feira (6), medindo 51 centímetros e pesando 3.22 quilos.

A tia, Vitória (de vermelho), nasceu quase 6 horas antes do sobrinho, Rychard Heitor

Explosão de sentimentos - A mãe, que teve o bebê primeiro, conta que neste momento, sentiu uma mistura de sentimentos. “Eu estava muito feliz em ganhar a menina Vitória. Ela é a caçula de sete filhos. Mas, como ganhei o bebê primeiro, ainda ouvi os gemidos da minha outra filha, ao lado. Ouvi a Roberta sentindo dores, e não pude estar ao lado dela, neste momento, segurar a sua mão e ver meu netinho nascer. Isso trouxe uma ansiedade”, disse Silvana.

Já Roberta, que ganhou seu segundo filho e sua irmã ao mesmo tempo, acredita estar realizada com a coincidência. “Nós nos encontramos aqui na maternidade. Não marcamos esse momento, até porque moramos em casas diferentes. Não foi nada planejado. Aliás, minha mãe escondeu a gravidez até os sete meses de gestação e só a partir de então, que ficamos 'grávidas juntas’, sorriu.

Recepção - A história emocionou a equipe da maternidade. “Por termos um fluxo de quase 350 mulheres por mês dando à luz na unidade, nos deparamos com histórias incríveis, como essas. São casos, realmente, emocionantes. Situações que enchem nossos corações de alegria, principalmente, por nos dar a oportunidade de participarmos de um momento tão importante como este. A equipe da obstetrícia do Abelardo Santos está contagiante por ajudar a escrever essa história”, conta a enfermeira Thalita Beltrão, coordenadora do centro obstétrico.

Serviço - A maternidade do Abelardo Santos tem grande importância no Estado. Nela, são feitos atendimentos de baixo, médio e alto risco, por uma equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas treinados constantemente para assistência rápida e eficiente. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Infraestrutura - “O Centro Obstétrico do HRAS conta com um Pronto Socorro para atendimento 24hrs, Unidade de Internação com 50 leitos, cinco salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e duas salas de cirurgias, para cesáreas e procedimentos como a laparotomia exploratória, curetagem e revisão de colo, por exemplo.  A unidade desenvolve também um trabalho terapêutico antes, durante e depois do parto. Atualmente, a equipe multiprofissional está preparada para fazer massagens para alívio das dores, exercícios com o uso de bolas suíça e dar banho com água morna”, frisa o diretor Executivo do HRAS, Jean Cleber.

O Elixir do Coração: Um remédio natural para limpar as artérias e melhorar a circulação
23/04/2024
Morte de José Venâncio não surte efeito e ‘Renascer’ passa longe de recorde de audiência
23/04/2024
Edu Guedes revela se possui fortuna avaliada em meio bilhão de reais: “Trabalho muito”
23/04/2024
MC Daniel vira alvo da Justiça em meio à polêmica com fã envolvendo dinheiro
23/04/2024
Gabi Martins revela desejo de ser mãe: ‘Deus vai mandar pra mim’
23/04/2024
Thiago Capixaba: Da Paixão pelo Futebol ao Sucesso nas Redes Sociais
23/04/2024
Internautas aprovam Rachel Sheherazade no comando de A Grande Conquista 2
23/04/2024
Christiane Torloni foi enganada pela Globo para protagonizar ‘A Viagem’
23/04/2024
"Cristina Ferreira está a levar o Instagram para dentro do ‘Dois às 10’, é uma coisa que me faz muita confusão"
23/04/2024
Cristina Ferreira: "um Big Brother é muito bom para a gente analisar um filho"
23/04/2024